sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pastiera Napoletana: o doce pascoal da Sereia Partenope



Reza a lenda que a Sereia Partenope, que vivia na bahia de Napoli emergia todas as primavera cantando melodias lindíssimas para o povo. Uma vez o canto foi tão fascinante que os napolitanos foram beira mar comovidos por tanta beleza e palavras de amor que a sereia tinha dedicado-lhe. Pediram portanto a 7 meninas para entregar à Sereia os 7 dons da Natureza  como oferenda: a farinha, a ricota, os ovos, o trigo, a agua de flor de laranjeira, as  especiarias e açúcar.  A Sereia guardou os dons aos pés dos Deuses, os quais misturando-os criaram a Primeira Pastiera que superava em doçura o canto da mesma Sereia.  Inclusive o ovo, símbolo de renascença (fim do inverno, inicio da primavera) sempre foi levado em processão desde a época das religiões pagãs antes mesmo do Cristianismo.
 
Em seguida a receita desta torta incrivelmente cheirosa por causa da agua de flor de laranjeiras, da ricota e do trigo, foi aperfeiçoada pelas freiras do Convento de San Gregorio Armeno, deNapoli, e hoje existem muitas variações (com arroz no lugar do trigo, com chocolate branco ou ao leite etc.).


Normalmente é preparada na Quinta feira ou na sexta Feira Santa, para ser consumida no Domingo de Pascoa (aconselha-se deixar por um dia na geladeira para que os sabores se intensifiquem).
Mas afinal quem é esta Sereia Partenope?

Pastiera - Vesuvio no fundo
Todo o Sul da Italia e` rico de historia e lendas que remetem à Odisseia. Ao longo dos séculos, vários historiadores tentaram identificar quais foram os lugares reais e quais os de fantasia do Homero. De qualquer maneira todos concordam que o Mediterrâneo foi o cenario da obra.
Segundo algumas teorias, e` possivel  comprovar que i Faraglioni da ilha de Capri são as rochas onde viviam as sereias que com seu canto enfeitiçavam os marinheiros provocando naufrágios, mantendo-os como escravos e matando-os em seguida.
Faraglioni - Capri
Teria sido em Capri portanto que a Sereia Partenope, apaixonada pelo Ulisses, depois de não conseguir hipnotiza-lo com seu canto, preferiu matar-se, morrendo nas praias onde hoje surge a cidade de Napoli.
Partenope foi venerada como Deusa protetora da cidade, eis porque ainda hoje quem nasce em Napoli é chamado de Napoletano ou Partenopeo. 

provavel mapa da Odisseia

Um comentário: